Pesquisas no Arquivo Nacional – Talões de registro civil

Um dos recursos de pesquisa do Arquivo Nacional, além de listas de navio e registros de estrangeiro, são os talões de registro civil da cidade do Rio de Janeiro.

Em 1929, afim de combater fraudes e “certidões do vácuo” (certidões emitidas referentes a um assento inexistente), o governo federal manda criar os talões de registro-civil, uma espécie de cópia resumida dos livros de registro civil, como explicado pelo colega genealogista Daniel Taddone.

Os talões de registro civil, como quase tudo no SIAN, não dão muitos resultados na mera busca por nomes, necessitando olhar os livros de registro. O primeiro passo é entrar no site do SIAN e se cadastrar (caso já esteja cadastrado, entrar na sua conta). Após isto, passar o cursor sobre a aba Favoritos e selecionar o item Registros civis – nascimento, casamento e óbito.

Então, devemos selecionar em qual cartório/freguesia/circunscrição devemos procurar. A história da divisão cartorária de cidade do Rio de Janeiro é confusa e os limites variavam de acordo com a época, mas o CBG (Colégio Brasileiro de Genealogia) fez este maravilhoso guia que nos ajuda a saber onde procurar. Saber o bairro é importante.

Aí entra o nosso exemplo: digamos que a pesquisa seja pelo assento de nascimento do apresentador de TV Sílvio Santos. Uma pesquisa rápida no google nos revela que seu nome é Senor Abravanel, nascido em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, filho de Alberto Abravanel e Rececca Caro.

Como é possível conferir no site da CBG, o bairro da Lapa era atendido tanto pelo segundo ofício da primeira circunscrição (Freguesia de São José) e pelo primeiro ofício da terceira circunscrição (Freguesia de Santo Antônio). Quando não sabemos qual é o cartório correto, vale a tentativa e erro: comecemos por Santo Antônio. Como Sílvio nasceu em 1930 (e vamos presumir que teve o nascimento registrado em 1930), estando na tela do registro civil, descemos até encontrar o item 6M, pois ali há os registros da freguesia de Santo Antônio de 1929 a 1940.

Nome da freguesia com datas de início e fim destacadas

Na nova tela, selecionamos a freguesia de Santo Antônio e então selecionamos os talões de nascimento:

Podemos ver que há vários livros de registro civil por ano. Só no ano de 1930, já 7 livros! No entanto, como a pessoa que procuramos nasceu em dezembro de 1930, presumidamente o assento estaria no último livro – ao menos, um dos últimos. Então vejamos o último livro de registro civil do ano de 1930, o de número 453, clicando no item “Ver arquivo digital”, destacado na imagem:

Na nova janela, clicamos no nome do arquivo para ver o livro de registros digitalizado:

Ao clicar no nome do arquivo, o livro de registros digitalizado é aberto:

Capa adicionada pelo Arquivo Nacional para facilitar a localização dos registros

Na capa será informado a freguesia e datas limites de registro (que não necessariamente coincidem com as datas-limite de nascimento). Não há índices nos livros, portanto sendo necessário “folhear” o livro. Em poucos minutos de pesquisa, podemos localizar que na imagem 29 há o que procuramos:

Registro de nascimento de Silvio Santos

É importante notar que o registro do talão é baseado numa certidão de breve relato e portanto pode conter menos dados que o registro de nascimento do cartório. No entanto, aí há a localização exata do assento: no cartório da freguesia de Santo Antônio, livro 150, na folha 60v, assento de número 2.225.

16 comentários em “Pesquisas no Arquivo Nacional – Talões de registro civil

  1. Sempre tive dificuldades em pesquisas no Arquivo Nacional. Vou fazer nova tentativa com o teu passo a passo.

    Legal o registro de nascimento do Silvio Santos.
    No vídeo da filha Patrícia para o FS, descobrimos que a mãe dela, a Isis, é da nossa árvore. Meu esposo e a Isis compartilham do mesmo trisavô italiano.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito bom, prático e didático esse passo a passo.
      O manual que há no site do SIAN ensinando como realizar as pesquisas é muito grande, extenso e de linguagem difícil para o usuário que não está acostumado a utilizar o site.
      Parabéns pela iniciativa de ajudar com essas orientações.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Olá Gustavo
        Obrigada pelo seu guia mas, mesmo com ele, só achei registros do Centro do Rio mais recentes. É isso mesmo?As datas que aparecem em cada link são posteriores a 1902 e eu precisava de um registro desse ano. As datas constantes correspondem exatamente aos livros ou pode haver erro e é melhor folhear um por um?

        Curtir

      2. Boa noite Luciana. Os registros são apenas de 1929 em diante. Naturalmente, pode acontecer de alguém nascido em 1902 ter sido registrado anos depois.
        Mas para registros anteriores, confira o FamilySearch.

        Curtir

  2. Gostaria de ter as informações com qual navio o meu bisavô julius Mayer nascido em 1858 veio da Alemanha. Também não sei a região de onde ele veio. Acho que o ano que veio foi 1885 pelas contas que fiz. Ele faleceu em 1936 em Santo Angelo RS
    Ele veio acompanhado da esposa Emma Becker Mayer. O pai dele era Jacob Mayer e mãe Julianna Mayer. Obrigada.

    Curtir

  3. Boa tarde! Estou procurando o registro de nascimento de meu pai no Arquivo Nacional. Mas os registros são a partir de maio de 1929. Onde posso encontrar registros de 1929 dos meses anteriores?

    Curtir

    1. Boa tarde Maria Lucia. Deve conferir no FamilySearch, no Catálogo, procurando por “Rio de Janeiro”, selecionando a cidade do RJJ e depois “Civil Registration”.

      Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora