Registros de embarque em Bremen

O porto de Bremen, na Alemanha, foi o ponto de saída de milhares de imigrantes rumo ao Brasil – em especial alemães e poloneses. Grande parte de seus registros de saída – em especial, do período 1875-1908 foram, infelizmente, destruídos por falta de espaço no arquivo. Os arquivos de 1920-1939 foram destruídos na Segunda Guerra Mundial, com exceção de pouco mais de três mil listas sobrevivendo. Estas 3017 listas foram guardadas numa mina de sal na cidade saxã de Bernburg e foram décadas sob guarda dos arquivos russos, estando nos arquivos alemães desde o fim da década de 1980.

Parte das listas de 1907, 1908, 1913 e 1914 foram recuperadas parcialmente a partir de arquivos estatísticos alemães guardados em Stuttgart. Esses estão disponíveis aqui, sendo facilmente consultáveis (com outras bases de dados). Organizei, no arquivo em anexo no fim desse texto, todos os embarcados para o Brasil encontrados nas listas de 1907-45, adicionando também as chegas de 1907-set/27 do porto de Buenos Aires e 1907-22 do porto de Montevidéu, na Argentina e Uruguai, contendo cerca de 20 mil nomes de imigrantes. As listas originais constam idades, local de residência, cidadania, nomes, sobrenomes, profissão e estado civil – ainda que no arquivo indexado elas estejam resumidas. Sempre ressaltando que essas listas não são completas e é prudente conferir os arquivos de chegada no Arquivo Nacional a fim de ter dados mais completos. A solicitação de documentos pode ser feito direta ao Staatarchiv Bremen. Há várias listas nesse arquivo a seguir, em especial em direção à São Francisco do Sul, que não existem nos registros brasileiros e são fontes inestimáveis de informação. As cidades de residência foram, nas listas originais, escritas de diversas maneiras diferentes, e quando possível, tiveram o nome padronizado e traduzido. Colônias teuto-russas ficaram o nome alemão da colônia.

Publicado por ghpedroso

Genealogista, acadêmico de História e pesquisador da região de Campos Novos-SC, com foco em pessoas de etnia ucraniana e polonesa

15 comentários em “Registros de embarque em Bremen

      1. Estou procurando o navio Seydlitz, com saída de Bremen em 10.03.1924, vi que não consta na lista e no Sian não abre a lista de passageiros.

        Curtir

  1. Meu avô veio no navio Elbe em 1925 para o Brasil. Consegui esta informação no Arquivo nacional em 2015, porém não acharam minha avó. Como posso saber quando e em qual navio ela veio para o Brasil? E ela veio com duas crianças creio eu que meus tios, um casal.

    Curtir

  2. Ghpedroso.

    Muito obrigada por sua valiosa ajuda na localização dos documentos de nossos antepassados. Sua disposição em ajudar e ensinar foram fundamentais para que conseguíssemos obter a documentação necessária para dar entrada no pedido da cidadania alemã.

    Curtir

Deixe um comentário